Próteses

A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.

Overdentures

São próteses (chapas) sobre implantes ou até mesmo sobre as raízes com encaixes que dão mais firmeza e estabilidade na prótese. É um tratamento excelente pois na inferior se consegue mais estabilidade com apenas 2 implantes e na superior com até 6 implantes é possivel eliminar todo o palato (céu da boca) de acrílico, o que permite uma melhor sensação ao portador e segurança. Como pode ser retirada, a higiene fica muito facilitada.

Protocolo

É uma prótese parafusada sobre implantes (fixa - não removível), de material plástico ou porcelana e deve conter entre 4 a 8 implantes na maxila e no mínimo 4 na mandíbula.

Coroas Metal-Free

São feitos de cerâmica pura, indicado apenas para dentes anteriores (frente), dando uma estética excelente, favorecendo a refração da luz.